Como obter isenção do Imposto de Renda no caso de doenças graves - CLC Fernandes

Como obter isenção do Imposto de Renda no caso de doenças graves

CLC Fernandes > Blog > Direito Cível > Como obter isenção do Imposto de Renda no caso de doenças graves
Saiba o que é e como solicitar a isenção do Imposto de Renda para doenças graves

Aquelas pessoas que possuem doenças graves podem ser isentas de realizar o pagamento do Imposto de Renda. Trata-se de um benefício previsto no art. 6º da Lei n. 7.713/88, o qual define as patologias permitidas para o benefício.

Esta isenção serve para auxiliar pessoas que estão enfrentando doenças graves, a fim de que utilizem os valores para o tratamento da enfermidade.

Durante a leitura, será possível entender mais sobre o assunto e, ainda, como solicitar esse benefício. Boa leitura!

Saiba o que é e quem tem direito à isenção

A chamada isenção de Impostos de Renda por conta de doenças graves pode ser definida como um benefício concedido para aqueles que apresentam enfermidades de saúde consideradas graves.

Esse direito é fornecido aos brasileiros através da Lei n. 7.713/1988, a qual considera como doenças graves passíveis de isenção do Imposto de Renda:

  • aids;
  • alienação mental;
  • cardiopatia grave;
  • cegueira (inclusive monocular);
  • contaminação por radiação;
  • doença de Paget em estados avançados;
  • doença de Parkinson;
  • esclerose múltipla;
  • espondiloartrose anquilosante;
  • fibrose cística;
  • hanseníase;
  • nefropatia grave;
  • hepatopatia grave;
  • neoplasia maligna;
  • paralisia irreversível e incapacitante;
  • tuberculose ativa.

Existem, ainda, situações de doenças graves não citadas na legislação que podem se encaixar no benefício (por exemplo, a cirurgia de troca de válvula mitral, classificada como uma cardiopatia grave).

Reembolso do Imposto de Renda mediante doenças graves

O beneficiário tem o direito de solicitar o reembolso do pagamento do Imposto de Renda no caso de doenças graves, desde que tenha um laudo médico do INSS junto à data aproximada de contração da doença. 

Essa informação é superimportante, uma vez que a falta dela considera como data a emissão do documento, acarretando perda dessa restituição.

Dito isso, o pedido pode ser realizado das seguintes formas:

Pela data em que a doença começou

A solicitação é realizada por meio da declaração anual do Imposto de Renda do ano seguinte ao da comprovação da doença. Por exemplo, para um laudo diagnosticado em 2022, o reembolso deve ocorrer em 2023.

Além disso, é importante que, no momento de declarar o Imposto de Renda, os rendimentos presentes em rendimentos tributáveis sejam incluídos em “rendimentos isentos”. Feito isso, basta aguardar o contato da Receita Federal para apresentação do laudo médico.

Quando a data aponta que a doença começou anos anteriores

Assim como na modalidade anterior, é fundamental retificar os anos que constam no laudo médico, trocando os rendimentos de tributáveis para isentos. 

Feito isso, é preciso solicitar a restituição dos valores pagos, considerando que você realizou pagamentos a mais do que devia. Essa etapa pode ser feita pelo Programa PER/DCOMP ou direto no Portal e-CAC.

Saiba como solicitar a sua isenção do Imposto de Renda para diagnósticos médicos graves

A solicitação deve ser realizada por meio de pedidos administrativos em conjunto com o órgão responsável em realizar o pagamento do benefício.

Para que você entenda e faça a solicitação corretamente, preparamos esse passo a passo. Confira!

1º – Solicite uma perícia médica para isenção do Imposto de Renda: o beneficiário deve consultar um profissional para ter os laudos detalhados, comprovando a patologia. Os documentos devem ter informações claras sobre a doença, diagnóstico e impacto no trabalho.

2º – Acesse o e-CAC: basta acessar o portal munido de certificado digital ou o código para acesso.

3º – Solicite a isenção: dentro do portal e-CAC, busque pela opção de isenção do Imposto de Renda, um procedimento que pode variar, sendo necessário verificar as regras no próprio site da Receita Federal.

4º – Separe a documentação: nesta etapa, é preciso preencher os formulários da Receita Federal e anexar documentos importantes, como: requerimento para isenção do Imposto de Renda devidamente preenchido e assinado, cópia dos laudos, exames e relatórios médicos recentes com a comprovação da patologia e de quando ela começou, cópia do contracheque recente; cópia do documento de identificação oficial com foto, cópia do CPF.

5º – Envie a sua solicitação e acompanhe o status: com tudo preenchido e documentos anexados, envie a solicitação de forma online e aguarde o status diretamente pelo e-CAC.

Por último, a legislação pode passar por alterações e variar os procedimentos. Por isso, é indicado que se tenha orientação de profissionais especializados para que as etapas sejam realizadas corretamente.

Com tanta informação, fica fácil compreender como obter a isenção do Imposto de Renda mediante doenças graves e, ainda, como solicitar a restituição de impostos nesses casos, não é mesmo?

Ademais, tenha o auxílio de profissionais capacitados e com experiência em Direito Previdenciário para que todos os seus direitos sejam fornecidos corretamente.

Se você tem alguma dessas patologias citadas para a concessão da isenção do Imposto de Renda, fale com a nossa equipe e veja como podemos auxiliá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *