Entenda os benefícios da guarda compartilhada - CLC Fernandes

Entenda os benefícios da guarda compartilhada

CLC Fernandes > Blog > Direto de Família e Sucessões > Entenda os benefícios da guarda compartilhada
Saiba qual o benefício da guarda compartilhada para as crianças

A guarda compartilhada é uma regra no Brasil desde 2014, dando aos pais a possibilidade de dividir as obrigações, os direitos e os deveres para com os filhos.

Esse tipo de responsabilidade parental demanda uma participação ativa dos pais nas tomadas de decisão, proporcionando bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.

O artigo de hoje serve para trazer maior compreensão sobre o assunto, destacando os benefícios de optar pela guarda compartilhada. Siga a leitura para saber mais!

Importância da guarda compartilhada para os filhos

Tratando-se de crianças e adolescentes, a guarda compartilhada é fundamental, impactando positivamente no desenvolvimento deles. Filhos que vivenciam a guarda compartilhada conseguem ter um relacionamento forte e contínuo com os pais, ajudando a ter uma vida emocional ainda mais saudável.

Principalmente para as crianças, esse tipo de guarda pode proporcionar um ambiente equilibrado com estabilidade emocional, fomentando o desenvolvimento psicológico e as habilidades sociais. Quando bem implementada, essa abordagem coloca os interesses dos filhos em primeiro lugar, conquistando a harmonia entre todos os envolvidos.

Afinal, o que é a guarda compartilhada?

A chamada guarda compartilhada é uma modalidade de guarda cuja responsabilidade pela criação dos filhos ocorre em conjunto com os pais. Segundo o Código Civil, parágrafo 1º artigo n. 1.583, trata-se de uma “responsabilização conjunta do exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns.”

O modelo permite que os pais tenham uma participação efetiva na vida de seus filhos, constituindo ambientes mais estáveis e consistentes para o seu desenvolvimento.

Benefícios de optar por essa modalidade

Como falado, a guarda compartilhada é conhecida por promover ambientes mais tranquilos e saudáveis para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, permitindo que os pais tenham um papel significativo e presente na vida de seus filhos.

Repleta de benefícios, essa modalidade pode promover o bem-estar dos pequenos e uma relação saudável entre os seus responsáveis. A seguir, confira alguns motivos para adotá-la:

Evita a alienação parental

A alienação parental é uma maneira de interferir psicologicamente na formação dos filhos, sendo realizada por um dos seus pais, familiares e detentores da guarda ou vigilância. O intuito é prejudicar o vínculo existente entre pai ou mãe e seus filhos.

Promove uma colaboração entre os pais

Todas as decisões relacionadas aos filhos são compartilhadas pelos pais, ou seja, os interesses das crianças e adolescente são colocados em primeiro lugar. Com isso, entende-se a necessidade de ter um diálogo sincero e uma convivência mais leve.

Diminui de conflitos

Os conflitos pós-divórcio podem ser diminuídos, considerando que os pais terão os seus direitos e suas responsabilidades mediante os filhos, de maneira clara, estabelecida e compartilhada.

Divide responsabilidades

Com a guarda compartilhada, as responsabilidades parentais são divididas de maneira equitativa, diminuindo a carga que, na maioria das vezes, fica com apenas um dos pais.

Veja como a guarda compartilhada funciona

A opção da guarda compartilhada vem sendo cada vez mais requisitada, principalmente por casais em processo de divórcio ou que já se divorciaram e que desejam um papel igual na criação e educação de seus filhos.

Contudo, na hora de decidir por essa modalidade, é importante entender que será preciso definir o local onde os filhos irão residir, além da forma de convivência que garantirá a presença ativa dos pais durante o crescimento das crianças e adolescentes.

Muitos não sabem, mas, mesmo que com a guarda compartilhada, a necessidade de pagar a pensão alimentícia pode se fazer presente, tudo dependerá exclusivamente da renda entre os pais e as necessidades da criança. Sem esquecer os custos adicionais, que incluem as despesas médicas, de educação e de atividades extracurriculares, as quais devem ser acordadas e compartilhadas.

De modo geral, a guarda compartilhada é um compromisso de comunicação e cooperação entre os pais, demandando um planejamento adequado que vá de acordo com os interesses dos filhos. Só assim será possível estabelecer um ambiente de apoio para a criança ou adolescente e os pais.

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor, mas, se precisar de ajuda, conte com um advogado especialista no assunto, tendo, assim, a garantia de que as partes irão cumprir com suas responsabilidades e determinações.

Clique aqui e fale conosco! Mais assuntos como este você encontra no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *