Alíquota de 25% não pode ser mais cobrada dos aposentados brasileiros que moram fora - CLC Fernandes

Alíquota de 25% não pode ser mais cobrada dos aposentados brasileiros que moram fora

CLC Fernandes > Blog > Direito Previdenciário > Alíquota de 25% não pode ser mais cobrada dos aposentados brasileiros que moram fora
STF extingue cobrança de alíquota de 25% dos aposentados brasileiros que moram no exterior

Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu a cobrança de 25% de Imposto de Renda sobre as aposentadorias e pensões pagas aos brasileiros que moram fora do país.

Essa mudança representa uma vitória para essa parcela da população, considerando que a medida corrige uma possível distorção tributária, gerando mais justiça fiscal para quem contribuiu ao longo da sua vida para a previdência e, agora, vive em outro país.

Neste conteúdo, você entenderá o que é essa decisão, seus impactos e muito mais. Tenha uma excelente leitura!

Entenda a cobrança dos 25%

Desde o ano de 2001, a Receita Federal aplica uma alíquota de 25% nas aposentadorias e pensões pagas pelo INSS para brasileiros que moram fora do país. A cobrança era justificada como um enquadramento na categoria de remessas ao interior, gerando uma tributação diferenciada.

Mas essa medida era criticada, uma vez que os aposentados que permaneciam no Brasil eram tributados de acordo com a tabela progressiva do Imposto de Renda, permitindo a isenção para faixas de renda mais baixas, com taxas menores para rendimentos moderados.

Dessa maneira, os aposentados que decidiram morar fora do país, acabavam pagando um imposto mais elevado do que os residentes no Brasil, mesmo tendo os mesmos direitos mediante os benefícios previdenciários.

Todas essas diferenças motivaram o questionamento sobre a cobrança, e o STF determinou a exclusão da tributação.

Decisão do Supremo Tribunal Federal e seus fundamentos

O STF considerou que a cobrança da alíquota fixa de 25% sobre benefícios previdenciários pagos aos aposentados e pensionistas no exterior era uma medida que feria a constituição. 

A decisão teve como base o princípio da isonomia, o qual estabelece que todas as pessoas são iguais perante a lei e a capacidade de contribuir, garantindo que os contribuintes em situações semelhantes sejam tributados da mesma forma.

O principal ponto foi que a diferença na tributação entre residentes brasileiros e no exterior criava uma situação desigual, penalizando aqueles que, por algum motivo, precisavam viver em outro país. 

Além disso, a tributação não considerava a tabela progressiva do Imposto de Renda, essencial para garantir a justiça fiscal.

Saiba quais os impactos para os aposentados brasileiros que moram fora e o que fazer

O principal objetivo da decisão foi aliviar financeiramente milhares de aposentados que moram fora do Brasil. Muitos deles planejaram a aposentadoria contando com o benefício integral, porém os tributos elevados acabaram comprometendo os rendimentos.

Contudo, com o fim da alíquota fixa de 25%, os aposentados serão tributados de acordo com a tabela progressiva do Imposto de Renda, assim como no Brasil. 

Aqueles que recebem valores dentro da faixa de isenção não terão a obrigatoriedade de pagar o tributo sobre a aposentadoria, e os que ganham a mais terão um imposto proporcional.

Dessa forma, os aposentados que moram fora devem estar atentos para garantir que a nova regra seja aplicada da forma certa. Confira:

  • Verifique a sua situação fiscal: quem teve imposto retido na fonte com a alíquota de 25% precisa consultar um especialista tributário para avaliar uma possível restituição.
  • Acompanhe a regulamentação da decisão: a Receita Federal precisa atualizar as regras e se alinhar com a decisão do STF, eliminando cobranças indevidas e seguindo a tabela progressiva.
  • Solicite revisão e restituição: aqueles que desejam recuperar valores pagos devem protocolar um pedido de restituição na Receita Federal.
  • Consulte tratados de dupla tributação: em alguns casos, o aposentado pode ser beneficiado por meio de acordos bilaterais, evitando tributações excessivas sobre os seus rendimentos.

Em suma, a decisão do Supremo Tribunal Federal de eliminar a alíquota de 25% sobre as aposentadorias e pensões pagas para os brasileiros que moram fora do país é uma vitória significativa.

Se você mora fora do Brasil e quer saber mais sobre os seus direitos com relação à alíquota da aposentadoria, clique aqui e fale com nosso time de especialistas!

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Mais como este, você encontra no nosso blog. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *