Saiba quais são as regras da aposentadoria para 2024 - CLC Fernandes

Saiba quais são as regras da aposentadoria para 2024

CLC Fernandes > Blog > Direito Previdenciário > Saiba quais são as regras da aposentadoria para 2024
Vai se aposentar em 2024? Conheça as regras!

A aposentadoria é um benefício esperado, um momento de expectativa perante uma futura tranquilidade financeira e qualidade de vida a todos os trabalhadores. Porém, as regras que englobam esse processo seguem em constante evolução, tornando necessário estar por dentro das mudanças, afinal, elas podem afetar os planos previdenciários.

Em 2019, a Reforma da Previdência trouxe uma série de alterações nas regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), causando impactos para os trabalhadores brasileiros.

Essas mudanças seguem modificando o cenário da aposentadoria e, em 2024, não será diferente. Novas regulamentações passarão a valer, demandando um entendimento preciso dos beneficiários.

Neste conteúdo, será possível compreender as principais modificações nas regras de aposentadoria, permitindo que você esteja preparado e ciente dos requisitos para a conquista da aposentadoria em 2024. Boa leitura!

Vai solicitar sua aposentadoria em 2024? Confira as regras atualizadas

Compreender com clareza as regras previdenciárias pode garantir um processo tranquilo para a conquista da sua aposentadoria, permitindo que os frutos do seu trabalho sejam aproveitados de maneira segura e tranquila.

Para isso, é fundamental entender as regras de maneira detalhada para as modalidades de aposentadoria por idade, por pontos e por tempo de contribuição. Confira tudo isso a seguir.

Aposentadoria por idade

Conquistar o acesso à aposentadoria por idade demanda uma combinação entre idade mínima e período mínimo de contribuição para o sistema da previdência. Essa estabilidade das regras é um ponto crítico, principalmente para quem planeja se aposentar.

No ano de 2023, as mudanças na aposentadoria por idade passaram a valer e vão permanecer sem alterações durante 2024. Assim, as regras são:

  • 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres;
  • será preciso que homens e mulheres tenham acumulado igualmente, no mínimo, 180 contribuições mensais para o INSS (15 anos de contribuição).

É fundamental que os futuros beneficiários estejam cientes dos requisitos no momento de planejar sua aposentadoria a partir do próximo ano. Só assim será possível um processo ágil e com tranquilidade.

Aposentadoria por pontos

Essa modalidade de aposentadoria é um caminho peculiar, considerando que demanda dos segurados um alcance determinado de pontuação, a qual é calculada conforme a combinação entre idade mínima e tempo de contribuição.

Ainda em 2023, os homens tinham de acumular 100 pontos, já as mulheres, 90. Mas a partir de 2024 isso muda. Dessa forma, homens deverão somar 101 pontos, e as mulheres, 91.

Para entender melhor: imagine uma mulher que fará 61 anos em 2024 e terá 30 anos de contribuição acumulada com o INSS. Nesse caso, a pontuação será a soma da idade com o tempo de contribuição (61 + 30), resultando em 91 pontos. Ou seja, ela cumprirá os requisitos e poderá se aposentar por pontos no ano em questão.

Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é bem conhecida e ainda uma boa alternativa para quem atingir o requisito mínimo de contribuição, mas não alcançar a idade obrigatória para outras modalidades de aposentadoria.

Dito isso, é superimportante se atentar às mudanças em 2024, garantindo, assim, o direito ao benefício. As novas regras serão:

  • homens: ter no mínimo 63 anos e 6 meses, e já contribuir por pelo menos 35 anos;
  • mulheres: ter idade mínima de 58 anos e 6 meses, junto à soma de 30 anos de contribuição.

É válido ressaltar que o benefício por tempo de contribuição passará por transições, demandando aumentos anuais na idade mínima exigida. Assim, a cada ano, a idade mínima passará a ter mais 6 meses, até que chegue em 2027 com uma idade estabilizada de 65 anos para os homens e de 62 anos para as mulheres em 2031.

Não se esqueça da necessidade de estar ciente de todas as mudanças e, assim, ter um planejamento de aposentadoria adequado, garantindo seu benefício não só em 2024, mas ao longo de todos os próximos anos, até, claro, que novas regras sejam estabelecidas.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido enriquecedor. Lembramos ainda que a aposentadoria é um assunto sério, demandando o auxílio de um advogado especializado para evitar prejuízos, principalmente na hora de realizar cálculos.

Conte com a nossa expertise nesse momento tão desafiador e importante. Clique aqui e fale com nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *