CAT: o que é e quando emitir - CLC Fernandes

CAT: o que é e quando emitir

CLC Fernandes > Blog > Direito Previdenciário > CAT: o que é e quando emitir
Tire todas as suas dúvidas sobre a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)

A Comunicação de Acidente de Trabalho, também chamada de CAT, é um documento que deve ser emitido pela empresa no caso de acidente de trabalho ou de doença ocupacional de um funcionário, visando dar conhecimento à Previdência Social sobre o fato.

Nesse sentido, a Lei nº 8.213/1991, artigos 19 a 23, e a Seção IX da Instrução Normativa nº 128/2022 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) preveem expressamente a obrigatoriedade da comunicação e o fato de ela ter que ocorrer, no máximo, até o dia útil seguinte ao acidente ou à identificação da doença ocupacional. 

Por sabermos que esse é um assunto complexo e pode gerar muitas dúvidas para o empregador, trouxemos abaixo um artigo repleto de informações sobre o tema, incluindo o que é CAT e quando e como emiti-la. Vamos ver?

O que é acidente de trabalho?

O artigo 19 da Lei nº 8.213/91 é o responsável por definir o que é acidente de trabalho. Ele prevê que: 

“Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Dessa forma, podemos notar que a legislação define acidente como a ocorrência decorrente do exercício da função laboral que ocasione lesões, perda ou redução da capacidade de trabalho ou até mesmo a morte do empregado.

Nesse sentido, o acidente de trabalho difere de mero incidente de trabalho, de forma que o segundo não é capaz de gerar danos físicos ou materiais. 

Para entender mais sobre o assunto, confira nosso outro artigo que trata da responsabilidade civil por acidente de trabalho, clicando aqui.

O que é doença ocupacional?

São consideradas doenças ocupacionais qualquer complicação de saúde que o colaborador apresente em razão da sua atividade profissional ou das condições do local de trabalho.

Sendo assim, as doenças ocupacionais podem ser decorrentes de muitos fatores, como movimentos repetitivos, exposição a produtos perigosos, ruídos excessivos, entre outros.

Para entender mais sobre o assunto, confira nosso outro artigo que trata das diferenças entre doença do trabalho e doença profissional, clicando aqui. 

O que é CAT? 

Conforme mencionado anteriormente, é o documento utilizado pelas empresas para informar à Previdência Social sobre a ocorrência de um acidente de trabalho ou de uma doença ocupacional. 

O tipo de CAT pode variar de acordo com o motivo pelo qual ela vai ser registrada. Nesse sentido, existem os seguintes: 

  • CAT INICIAL: emitida sempre que acontecer um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional, independentemente da ocorrência de afastamento do trabalhador.
  • CAT DE REABERTURA: emitida quando o afastamento do funcionário ocorrer em razão do agravamento da lesão ou da doença de trabalho.
  • CAT DE ÓBITO: emitida caso o agravamento do acidente de trabalho ou da doença ocupacional resulte na morte do colaborador. Nos casos em que a morte ocorrer de forma imediata ao acidente de trabalho ou à doença ocupacional, deve-se informar por meio da CAT inicial. 

Quando é necessário emitir a CAT?

A CAT deve ser emitida quando houver um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional com um funcionário. Nesse sentido, a empresa é obrigada a informar todos os acidentes de trabalho, mesmo aqueles que não ensejem o afastamento do funcionário das atividades. 

A CAT deve ser emitida até o primeiro dia útil seguinte àquele em que ocorreu o acidente, exceto nos casos de morte, que deverão ser comunicados de forma imediata. 

Ademais, caso a empresa não realize a emissão, o trabalhador, a entidade sindical, o médico que atendeu o trabalhador ou qualquer autoridade pública poderá fazê-la. 

A empresa que não informar o acidente de trabalho ou informá-lo fora do prazo legal estará sujeita à aplicação de multa pela Receita Federal, conforme previsão do artigo 22 da Lei nº 8.213/1991. 

Como emitir a CAT?

A emissão da CAT pode ser realizada de forma on-line. Para isso, é preciso que o responsável preencha o relatório disponível no site da Previdência Social.

Se você ficou com alguma dúvida, não deixe para depois. Entre em contato com a nossa equipe de advogados especializados em Direito do Trabalho, que estão prontos para ajudar!

Para ter acesso a mais assuntos como esse, acompanhe nosso blog.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *