Conheça as escalas de trabalho permitidas pela CLT - CLC Fernandes

Conheça as escalas de trabalho permitidas pela CLT

CLC Fernandes > Blog > Direito do Trabalho > Conheça as escalas de trabalho permitidas pela CLT
Tudo o que você precisa saber sobre as escalas de trabalho

Escalas de trabalho são essenciais para que ocorra uma distribuição correta das horas trabalhadas na semana, incluindo as folgas.

Muitas vezes confundida com jornada de trabalho, a escala visa definir e acordar a quantidade de horas em que um colaborador precisa trabalhar diariamente. São muitas as opções, indo de acordo com a necessidade de cada empregador.

Ao longo desse conteúdo, será possível conhecer as escalas mais utilizadas e quando elas devem fazer parte do dia a dia dos trabalhadores. Boa leitura!

Entenda o que é uma escala de trabalho

A escala de trabalho pode ser definida como uma distribuição das horas que um trabalhador pode atuar nos dias da semana, da mesma forma que ocorre a determinação das folgas.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os trabalhadores podem trabalhar por até 44 horas semanais sem que a empresa pague horas extras. Porém, se for necessário ultrapassar o estabelecido, o período não deve ser mais do que duas horas.

Contudo, a empresa pode definir uma escala que mais se adeque com a vaga, distribuindo as horas pelos dias a serem trabalhados.

Escala de trabalho e jornada de trabalho são a mesma coisa?

Como dito anteriormente, uma escala de trabalho é a distribuição da jornada ao longo da semana, levando em consideração as folgas. Ou seja, o colaborador tem uma certa flexibilidade ao escolher ou aceitar a escala, tudo dentro das 44 horas semanais.

Por outro lado, a jornada de trabalho se refere ao período em que o empregado está à disposição da empresa, todos os dias. Segundo a CLT, essa jornada deve ser de 8 horas diárias, incluindo um intervalo de uma hora para descanso e alimentação. Existe ainda a jornada de 6 horas por dia, com 15 minutos de intervalo.

Ou seja, são termos diferentes, mas que se completam, a fim de determinar o melhor modelo de trabalho para cada pessoa.

Conheça os modelos de escala de trabalho permitidas pela CLT

É estabelecido pela CLT que um profissional pode trabalhar no máximo 8 horas por dia, totalizando 44 horas semanais. Porém existem outras possibilidades de escalas, algumas com respaldo das leis trabalhistas, e outras, não.

Confira a seguir algumas das possibilidades dentro dessa carga horária.

Escala 5×1

No modelo 5×1, é dado ao profissional o direito de folgar a cada cinco dias trabalhados, em jornadas que costumam ter 7 horas diárias. As leis trabalhistas destacam que empresas que decidem por essa escala devem se certificar de que ao menos uma folga por mês será no domingo.

É uma escala na qual a empresa pode ter mais de um trabalhador exercendo a mesma função, desde que os horários sejam alternados por turnos.

Escala 5×2

É uma das escalas mais comuns e utilizadas, afinal, o colaborador trabalha de segunda a sexta, folgando aos finais de semana. As jornadas diárias de uma escala 5×2 são de 8 horas, porém as folgas podem ser alternadas. Tudo depende do que for acordado entre empregador e empregado.

Escala 4×2

Se as horas trabalhadas por dia forem muitas, o modelo 4×2 pode ser uma boa alternativa, fazendo com que o profissional desenvolva suas funções por quatro dias em jornada estendida. Porém, recebe horas extras e dois dias de folga.

Escala 6×1

Trabalhar em escala 6×1 diz respeito a seis dias trabalhados, com direito a um dia de folga. Geralmente é uma opção de escala que atua por revezamento, quando a empresa não pode parar suas atividades, e as folgas necessitam ser alternadas. Nesse caso, quando o colaborador trabalha aos domingos e feriados, a remuneração passa a ser o dobro.

Escala 12×36

É também um modelo muito usado quando as atividades não podem ser interrompidas, como em indústrias e hospitais. Nessa opção, o colaborador trabalha por 12 horas (equivalente a um dia) e folga 36 horas (um dia mais as horas restantes do anterior).

Escala 18×36

Assim como a escala 12×36, na opção 18×36, o profissional trabalha por 18 horas e folga as próximas 36 horas, realizando longos turnos de trabalho.

Escala 24×48

Os policiais e os médicos costumam realizar esse tipo de escala, geralmente chamada de plantão. Ou seja, ele trabalha por 24 horas (um dia completo) e folga por 48 horas (dois dias completos). Como em todos os outros modelos, é necessário haver um controle de ponto, a fim de garantir que as jornadas de trabalho estão sendo cumpridas corretamente.

Ademais, procure sempre pensar no bem-estar da empresa e dos funcionários, respeitando as cargas horárias e os intervalos destinados aos descansos.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor. Para saber mais sobre legislação trabalhista, fale com os especialistas do escritório Carlos Lopes Campos Fernandes Advogados hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *