Entenda o que é o reconhecimento de paternidade- CLC Fernandes

Entenda o que é o reconhecimento de paternidade

CLC Fernandes > Blog > Direto de Família e Sucessões > Entenda o que é o reconhecimento de paternidade
Saiba o que é e quem pode requerer o reconhecimento de paternidade

Ter o reconhecimento da paternidade e o nome do pai na certidão de nascimento é um direito de todos e gera uma série de prerrogativas, por exemplo, pensão alimentícia, herança, inclusão do dependente no plano de saúde e no plano de previdência etc. 

Contudo, ainda assim, segundo dados disponibilizados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), o índice de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento aumentou significativamente pelo quarto ano consecutivo. Cerca de 100 mil crianças nascidas no ano de 2021 não tiveram o nome do pai no registro civil. 

Atualmente, o reconhecimento é um procedimento simples e com pouca burocracia realizado no Cartório de Registro Civil ou, caso haja dúvidas com relação à paternidade, pode ser feito por meio de uma ação. 

Trouxemos abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos ver? 

O que é o reconhecimento de paternidade?

O reconhecimento de paternidade foi a forma que a legislação encontrou de amparar as mães e os filhos quando o pai se nega a realizar o registro ou, ainda, uma forma de amparar o pai e o filho caso a mãe opte por não incluir o nome do pai na certidão de nascimento. 

Nesse sentido, é importante destacar que, além dos efeitos jurídicos que o reconhecimento da paternidade traz, como o direito à pensão alimentícia e à herança, esse ato também implica outras áreas da vida, como a emocional, material e psicológica. 

Dessa forma, o reconhecimento de paternidade gera direitos e impactos para todas as partes envolvidas, além de ser irrevogável e irrenunciável, exceto, é claro, no caso de falsidade de registro. 

Quem pode solicitar o reconhecimento de paternidade?

Caso se trate de uma pessoa com menos de 18 anos, o reconhecimento de paternidade poderá ser solicitado pela mãe, independentemente da anuência do menor.

Tratando-se de filho maior de idade, este mesmo poderá solicitar. Ademais, o pai que deseje confirmar ou reconhecer sua paternidade também pode requerer o reconhecimento. 

LEIA TAMBÉM: Divórcio extrajudicial: saiba quais são os requisitos!

Como pode ser solicitado o reconhecimento da paternidade?

É comum que as pessoas remetam o reconhecimento de paternidade a uma ação judicial. Essa é uma hipótese que, em regra, é a mais utilizada. Contudo, também existe a possibilidade de realizá-lo em cartório. Vejamos: 

Reconhecimento da paternidade em cartório

O reconhecimento de paternidade em cartório é a opção mais simples e menos custosa. Ele é apropriado para quando o pai reconhece por vontade própria o vínculo com a criança. Nesse caso, basta que ele vá ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais onde o filho foi registrado e preencha a documentação necessária.

Ação de reconhecimento de paternidade

Ao contrário do reconhecimento voluntário, para o involuntário é necessário a intervenção do Poder Judiciário. 

Nesse sentido, caso haja discordância ou dúvida, utiliza-se a investigação de paternidade para se chegar a uma confirmação, ou seja, para constatar se determinada pessoa é ou não o pai.

Ademais, caso haja dúvidas, a ação poderá ser proposta em face de vários supostos pais. Assim, todos eles deverão realizar o exame de DNA. 

Uma informação importante é que, no caso do reconhecimento de paternidade judicial, caso o pai se recuse a dar uma amostra de seu material genético para a realização da prova pericial, a lei possibilita a presunção da existência relativa de paternidade.

Para dar início à ação de reconhecimento, basta que o autor compareça a um cartório de registro civil, que irá encaminhar as informações ao Ministério Público. Este, por sua vez, dará seguimento. 

Lembrando que, para ingressar com uma ação de reconhecimento de paternidade, a contratação de um advogado é obrigatória.

Quais são os efeitos jurídicos do reconhecimento de paternidade?

Conforme mencionado anteriormente, o reconhecimento assegura ao filho uma série de direitos e garantias prevista na legislação, como guarda, sustento e educação, podendo os envolvidos exigi-los a partir de então. 

Além disso, os filhos reconhecidos após a divisão da herança podem requerer a nulidade da partilha para que sejam incluídos e beneficiados. 

Ademais, o filho passa a ter direito de utilizar o sobrenome do pai e de seus avós paternos.

Ficou com alguma dúvida com relação ao reconhecimento de paternidade? Então, conte com quem entende do assunto para auxiliá-lo. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de advogados especializados em Direito de Família. 

Para ter acesso a mais assuntos como este, acompanhe nosso blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *